Grupo Assim

Saúde e Bem Estar Sáude e Bem Estar


Ansiedade Cardíaca tem preocupado especialistas

Postado em 31/10/2019



A ansiedade é um transtorno muito frequente e associado às doenças cardíacas. Ela se caracteriza por sintomas de preocupação excessiva ou sentimento de ansiedade desencadeados em situações habituais do dia a dia. A presença de sintomas menores de ansiedade é comum nos dias de hoje frente à rotina intensa, mas quando se torna limitante de nossas atividades podemos estar diante de um quadro de doença.

Cerca de 5% dos adultos têm quadros de ansiedade. Porém, as pessoas que já apresentam problemas cardíacos a presença de quadros de ansiedade pode ser duas vezes mais frequente. O transtorno de ansiedade pode causar dor no peito, palpitação, sudorese, náuseas, e pode ser confundido com infarto do miocárdio. Especialistas explicam que o transtorno de ansiedade libera hormônios de estresse na circulação que podem provocar elevação da pressão arterial, taquicardia (batimentos acelerados) e alteração das plaquetas (um dos componentes do sangue) predispondo à formação de coágulos.


Há muito tempo sabemos que os distúrbios psiquiátricos são também fatores de risco para mortalidade cardiovascular, mas existem transtornos não justificados pela doença física cardiovascular. Esses transtornos são chamados de ansiedade cardíaca. A AC é o medo que a pessoa tem com estímulos e sensações de natureza cardíaca. O fator de risco é diagnosticado em pessoas com maior fragilidade emocional crônica, como a depressão, ou agudas, como em certos casos de fobia por trauma ou episódios de pânico. É bom esclarecer que esse transtorno pode ocorrer tanto na pessoa sabidamente cardiopata como em pessoa saudável fisicamente. Geralmente essas pessoas assumem postura hipocondríaca e pode levar à perda da qualidade de vida pelo medo.


Há formas de prevenir a ansiedade cardíaca. Hoje, muitos locais contam com o Questionário de Ansiedade Cardíaca (QAC), que auxilia na investigação de sintomas do transtorno e a necessidade de encaminhamento para tratamento especializado. A avaliação com um médico e psicólogo será capaz de indicar o tratamento mais qualificado e mais adequado em cada caso. Pode variar desde algumas sessões de terapia a tratamento medicamentoso.

O ASSIM SAÚDE aconselha que caso você tenha algum desses sintomas, procure ajuda médica.